Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Quinze pessoas morreram domjngo de manhã durante dois ataques contra destacamentos militares de Gaskindé e Pobe-Mengao, província de Soum, na região do Sahel burkinabe, anunciou o Exército num comunicado.
Nove soldados burkinabes figuram entre as vítimas deste ataques ocorridos quase em simultâneo, e que visaram tanto destacamentos militares como populações civis, segundo a mesma fonte.
Unidades militares, em coordenação com os Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP) destas localidades, responderam firmemente a estas agressões, lê-se na nota.
"O balanço, para o ataque ao Gaskindé, é de nove mortos (dos quais cimco militares e quatro civis) e cerca de 15 feridos", anunciou o Exército, acrescentando que o ataque a Pobé-Mengao fez seis mortos, incluindo quatro militares e dois auxiliares do Exército.
Cerca de 15 pessoas também ficaram feridas, acrescentou o Exército, precisando que a situação, nestas duas localidades, está atualmente sob controlo e que operações de segurança ainda estão em curso.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Burkinabes saúda o sacrifício dos militares e civis que tombaram durante estes ataques e deseja rápidas melhoras aos feridos.
Reafirmou a determinação de todas as forças a continuar a luta custe o que custar para permitir às populações das localidades ameaçadas pelos terroristas retomarem o curso normal das suas vidas.
-0- PANA NTDD/IS/MAR/DD 24abril2022