Bamako, Mali (PANA) – Quinze civis foram mortos e vários outros ficaram feridos num ataque perpetrado, na noite de quarta-feira para quinta-feira última, por homens armados não identificados em Sindi, a cerca de 12 quilómetros da cidade de Douentza, na região de Mopti, no centro do Mali, informou a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
Os assaltantes chegaram entre a meia noite e três horas de madrugada, abrindo o fogo e queimando casas e mantando 15 pessoas e ferindo várias outras, revela a AMAP, citando fontes concordantes.
As mesmas fontes não revelam nenhum pormenor sobre os meios utilizados pelos assaltantes, nem a direção que tomaram depois de terem cometido o seu crime e muito menos a sua motivação.
O centro do Mali é palco de conflitos intercomunitários entre Fulas (criadores de animais) e Dogons (camponeses), responsáveis por centenas de mortos, em ambas as partes, e por milhares de refugiados.
A estes combates, acrescentam-se ataques terroristas no norte e no centro do país, que fizeram também centenas de mortos e feridos entre soldados malianos, os da Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) e das forças francesas de Barkane e populações civis.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 17jan2020