Agência Panafricana de Notícias

15 milhões de passageiros transitaram por aeroportos marroquinos em 2010

Rabat, Marrocos (PANA) – Pelo menos 15 milhões de viajantes transitaram pelos aeroportos de Marrocos em 2010 contra cinco milhões 300 mil em 2003, prevendo-se atingir os 36 milhões em 2013, revelou o ministro marroquino do Equipamento e Transportes, Karim Ghellab.

Ghellab, cujas declarações são retomadas pelo site «Aéronautique Maroc », indicou que a liberalização do espaço aéreo do reino marroquino contribuiu largamente para o aumento do número de companhias que operam em Marrocos que passaram de 22 para 44 atualmente.

O setor aeronáutico de Marrocos dispõe duma enorme potencialidade reforçada em 2010 pela abertura de quatro aeroportos modernos nas cidades de Dakhla, Essaouira, Al Hoceima e Oujda.

O responsável marroquino falava segunda-feira em Casablanca, durante uma cerimónia de entrega de diplomas aos laureados da Academia Internacional Mohammed VI da Aviação Civil.

Trata-se de 285 engenheiros de Estado, 82 titulares de diploma em gestão de tráfego aéreo e 16 especializados em segurança aérea.

Note-se que vários quadros provenientes da África Subsariana fazem a sua formação nesta Academia.

Após um curso marcado por um ensino de qualidade, estas competências integram o setor da aviação civil dos seus países.

Esta formação está orientada, entre outros, para exercícios de simulação de controlo da circulação aérea (a Academia dispõe de quatro simuladores: aeródromo, abordagem, estrada e radar)

-0- PANA HBK/JSG/FK/IZ 13set2