Praia, Cabo Verde (PANA) - Quinze emigrantes, oriundos de países da África Ocidental resgatados duma embarcação encalhada na ilha de São Vicente de Cabo Verde, no início de março corrente, foram trazidos de volta aos seus respetivos países de origem, soube a PANA de fonte segura.
Trata-se de 13 malianos, de um senegalês e dum mauritaniano, naufragadosd quando tentavam chegar a Cabo Verde rumo à Europa, a bordo de duas embarcações de fabrico artesanal, segundo um comunicado da Polícia Nacional de Cabo Verde.
A Polícia cabo-verdiana informou ter concluído "o processo de repatriamento" dos sobreviventes deste naufrágio.
Na primeira embarcação seguiam quatro dos ocupantes da embarcação encalhado na ilha de São Vicente a 3 de março corrente, após ter andado cerca de um mês à deriva num barco artesanal (piroga), onde estavam 65 pessoas, que partiram da cidade portuária de Nouadhibou, na Mauritânia.
Segundo relatos dos sobreviventes, o motor da embarcação ficou sem combustível (gasolina) a 200 quilómetros das ilhas Canárias, na Espanha, e a corrente arrastou-os até a Cabo Verde.
Também os outros 11 homens agora repatriados partiram igualmente de Nouadhibou, mas ter-se-ão perdido no mar e, após navegarem durante quatro dias à deriva, chegaram à Baía das Gatas, na ilha de São Vicente, perguntando se estavam na Espanha.
-0- PANA CS/DD 20março2024