Agência Panafricana de Notícias

15 elementos de Boko Haram mortos em confrontos contra Exército nigerino

Niamey, Níger (PANA) - Cerca de 15 elementos da seita islamita nigeriana Boko Haram morreram e 20 outros foram aprisionados durante confrontos contra as Forças de Defesa e Segurança Nigerinas (FDS) ocorridos entre 19 e 23 de junho corrente no distrito de Gueskérou, na região de Diffa, fronteiriça da Nigéria, indica um comunicado divulgado pelo Ministério nigerino da Defesa.

Estes diferentes combates tiveram lugar depois dos ataques lançados na noite de quarta para quinta-feira últimas nas aldeias nigerinas de Lamana e Ingoumaoua, no distrito de Gueskérou, pelo grupo terrorista, fazendo 38 mortos civis.

Além disso, o Exército nigerino apreendeu um engenho blindado e destruiu 26 motos e dois depósitos contendo víveres, medicamentos e combustível, segundo o comunicado que precisa que não se registou nenhuma baixa do lado do Exército nigerino.

O Níger enfrenta ataques mortíferos de Boko Haram há mais de três meses na bacia do Lago Tchad e na fronteira com a Nigéria, razão pela qual o seu Exército empreendeu operações terrestres e aéreos para patrulhar o setor.

As Forças Armadas Nigerinas e Tchadianas estão em a levar a cabo, há dois meses, operações de grande envergadura contra a seita Boko Haram para proteger a zona do Lago Tchad depois de vários ataques contra as localidades nigerinas de Bosso e Diffa, fronteiriças da Nigéria.

-0- PANA SA/JSG/MAR/DD 27junho2015