Agência Panafricana de Notícias

15 clandestinos morrem em naufrágio ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Pelo menos 15 migrantes clandestinos morreram depois do naufrágio do seu navio ao largo da cidade de Sabratha, a cerca de 70 quilómetros no oeste da capital líbia, Tripoli, sinal da persistência do fenómeno da emigração clandestina.

"Éramos 25 migrantes no navio, navegamos desde Sabratha e ficamos no mar durante 12 dias sem comida nem água", declarou um dos sobreviventes, um cidadão egípcio, acrescentando que "15 pessoas morreram".

Um dos principais países do mundo donde partem das suas costas ondas de emigrantes clandestinos para a Europa, a Líbia acolhe cerca de 650 mil migrantes, dos quais mais de cinco mil estavam em centros de detenção, segundo estatísticas da Organização Mundial para as Migrações (OIM).

Os centros de acolhimento para emigrantes acolhem atualmente migrantes que foram salvos pelos serviços de segurança líbios no mar ou detidos no interior do país. A OIM oferece-lhes a possibilidade de regressar às suas casas graças ao programa de regresso voluntário.

A OIM declarou ter ajudado o ano passado perto de 20 mil emigrantes clandestinos na Líbia a regressar aos seus países de origem.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 04dez2018