148 imigrantes nigerinos clandestinos repatruados da Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Cento e quarenta e oitototal de 148 emigrantes clandestinos nigerinos em situação irregular na Líbia foram repatriados quinta-feira de Misrata (220 quilómetros a leste de Trípoli), anunciou a administração do aeroporto internacional da referida cidade.
A direção do aeroporto de Misrata disse, num comunicado divulgado quinta-feira, que o serviço de repatriamento de emigrantes ilegais no aeroporto de Misrata garantiu um voo para Niamey, a capital do Níger, com 148 emigrantes inigerinos ilegais a bordo.
No final de dezembro último, o Órgão de Combate à Imigração Ilegal, sucursal de Trípoli, anunciouo regresso de 46 imigrantes ilegais de nacionalidade nigeriana, através do aeroporto internacional de Maitigua, na capital líbia, no âmbito do programa de regresso voluntário.
No início de novembro passado, autoridades líbias autorizaram a retomada dos voos voluntários de repatriamento humanitária em colaboração com a Organização Mundial para as Migrações (OIM).
Desde 2015, mais de 53.000 imigrantes foram repatriados da Líbia no quadro do programa de retorna humanitária voluntária, com o apoio da União Europeia e do Fundo Italiano de Migração, segundo a OIM.
A Líbia está a braços, nos últimos anos, com ondas migratórias ilegais que beneficiam redes de traficantes e tráfico de pessoas, que se aproveitam da insegurança prevalecente no país.
-0- PANA BY/IS/MAR/DD 28jan2022