143 migrantes ilegais socorridos ao largo da Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Um total de 143 novos migrantes clandestinos, dos quais cinco mulheres, foram socorridos no mar por um navio da segurança costeira líbia e conduzidos a Tripoli, anunciou nesta terça-feira, num comunicado, o Ministério líbio do Interior.
Os migrantes socorridos são de diferentes nacionalidades e foram desembarcados no porto de Tripoli, onde receberam assistência humanitária e médica.
Eles foram depois entregues ao Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina.
No domingo passado, mais de 700 migrantes clandestinos foram intercetados e conduzidos à Líbia pelos agentes da Guarda Costeira, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), ilustrando a multiplicação das viagens marítimas devido à melhoria das condições climáticas, aos efeitos da pandemia no emprego dos migrantes e à acalmia de segurança na Líbia.
Sete mil e 500 migrantes ilegais foram socorridos e conduzidos à Líbia pelos agentes da Guarda Costeira líbios, desde janeiro de 2021.
A Líbia representa ao mesmo tempo um país de trânsito e destino dos migrantes clandestinos, exposta a fluxos elevados de migrantes que se multiplicaram nos últimos anos devido à insegurança prevalecente no país.
Essa situação favoreceu a prosperidade de redes de traficantes e tráfico de pessoas, que exploram a miséria dos migrantes para os embarcar em barcos obsoletos no Mediterrâneo para a Europa, após o pagamento de fortes somas de dinheiro.
O Ministério líbio do Interior exprimiu segunda-feira, durante a conferência ministerial entre a União Africana (UA) e a União Europeia (UE), em Lisboa (Portugal), sobre a gestão dos fluxos migratórios, a sua disponibilidade de cooperar com as organizações internacionais e locais para facilitar o repatriamento dos migrantes clandestinos que estão na Líbia.
-0- PANA BY/JSG /FK/IZ 11maio2021