Agência Panafricana de Notícias

141 emigrantes nigerinos rapatriados da Líbia

 

Tripoli, Líbia (PANA) – Cerca de 141 migrantes nigerinos bloqueados na Líbia regressaram voluntariamente quinta-feira última ao seu país, graças à ajuda da Organização Internacional para a Migração (OIM), soube a PANA de fonte segura em Tripoli.

Trata-se de 55 homens, 42 mulheres, 33 crianças e 11 bebés que regressaram à casa a bordo dum avião charter com destino a Sebha, no sul do Níger, segundo um comunicado da OIM.

Entre eles estavam treze passageiros, dos quais cinco grávidas, cujo estado de saúde inspirava muitos cuidados, lê-se na nota.

País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração clandestina, a Líbia registou, nos últimos anos, um fluxo importante de emigrantes, favorecido pela situação de insegurança prevalecente no país, há mais de oito anos.

A isto se junta a escalada militar que eclodiu perto de Tripoli, a 4 de abril último.

Devido à deterioração das condições de vida dos emigrantes, as autoridades líbias decidiram, em colaboração com instituições das Nações Unidas, encerrar centros de acolhimento, onde dois mil e 800 migrantes clandestinos estão retidos e encontrar uma nova alternativa à gestão da problemática da emigração clandestina.

Naufrágios de navios de emigrantes multiplicaram-se nos últimos tempos com a morte de centenas de pessoas ao largo das costas líbias, onde o fenómeno da emigração clandestina aumentou por causa de confrontos armados que decorrem na periferia de Tripoli.

-0- PANA BY/BEH/MAR/DD 25out2019