Agência Panafricana de Notícias

14 soldados tunisinos mortos em confrontos com terroristas

Túnis, Tunísia (PANA) – Com 14 mortos e 20 feridos no seio do Exército, a Tunísia registou quarta-feira à noite o mais pesado balanço dos confrontos há vários meses entre as suas forças armadas e grupos armados, entrincheirados no monte Chaambi e noutras montanhas do noroeste do país.

O general Majid Hammami, responsável do Ministério tunisino da Defesa, indicou em conferência de imprensa realizada quarta-feira à noite que dois grupos terroristas atacaram simultaneamente dois postos de controlo do Exército na localidade de « Hanchar tella » em cima das montanhas utilizando lança-foguetes « RPG » e metralhadoras.

Os Ministérios tunisinos do Interior e da Defesa decretaram o estado de emergência e enviaram reforços a Kasserine para fazer face aos grupos armados, enquanto a Presidência tunisina anunciou, quinta-feira, três dias de luto nacional.

O monte Chaambi regista desde dezembro de 2012 confrontos entre as forças armadas tunisinas e elementos terroristas entrincheirados nas montanhas da localidade que medem até mil 544 metros.

Esta província está situada no centro-oeste da Tunísia e nas fronteiras com a Argélia.

Estes confrontos fizeram até ao presente dezenas de vítimas (mortos e feridos) entre o Exército e as forças de segurança tunisinas.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/IZ 17julho2014