14 processos de candidatura validados para presidenciais no Burkia Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) validou, quarta-feira, 14 processos sobre 23 de candidatura apresentados em previsão das eleições presidenciais de 22 de novembro próximo no Burkina Faso, soube a PANA de fonte oficial.
O presidente da CENI, Newton Ahmed Barry, disse que os ficheiros serão enviados ao Conselho Constitucional, que tratará dos recursos antes de publicar a lista final.
A candidatura do Presidente cessante, Roch Marc Christian Kaboré, foi validada, assim como a do líder da oposição burkinabe, Zephirin Diabré, que ficara em segundo lugar nas presidenciais de 2015, e Eddie Komboïgo do Congresso para a Democracia e o Progresso (CDP).
Há também na corrida o ex-primeiro-ministro (1996-2000) sob o regime do então chefe do Estado, Blaise Compaoré, Kadré Désiré Ouédraogo, Gilbert Noël Ouédraogo, da Aliança para a Democracia e Federação Democrática Africana (ADF-RDA), e Tahirou Barry, que ficou em terceiro lugar no escrutínio presidencial de 2015.
Yeli Monique Kam do Movimento para o Renascimento do Burkina Faso (MRB) é a única mulher cuja candidatura foi validada.
Vários candidatos não bem conhecidos do público em geral tinham apresentado as suas candidaturas, mas não conseguiram pagar a caução de 25 milhões de francos CFA (cerca de 50 mil dólares americanos) ou não conseguiram obter patrocínios necessários para o efeito.
Um total de seis milhóes 492 mil 868 eleitores irão às urnas a 22 de novembro próximo para eleger jum novo Presidente do Burkina Faso.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 08outubro2020