Agência Panafricana de Notícias

14 porcento de importações do Burundi provêm da Bélgica

Bujumbura, Burundi (PANA) – Cerca de 14 porcento de todas as importações burundesas e mais de cinco porcento das exportações do continente europeu realizam-se com a Bélgica, país com o qual o Burundi mantém relações "históricas e privilegiadas", declarou segunda-feira o chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza.

O Presidente Nkurunziza procedia à abertura solene da terceira edição da "Semana Belga no Burundi" que será marcada principalmente por exposições e debates sobre as oportunidades de negócios entre os dois países.

« Estamos solidamente convencidos de que a organização desta terceira Semana da Bélgica no nosso país vai contribuir para a promoção do comércio em geral e do setor industrial e privado, em particular, reforçando assim as nossas relações de amizade, de entendimento, de entreajuda e de cooperação », sublinhou o líder burundês.

O chefe de Estado burundês exprimiu ainda a sua gratidão à antiga potência colonizadora que dá regularmente ao seu país outros apoios multiformes, sobretudo nos setores chaves da agricultura e pecuária, da saúde, da educação, das infraestruturas básicas, da Justiça e direitos humanos e da boa governação e Estado de direito.

« O nosso desejo é que todas as recomendações que sairão destes intercâmbios permitam novas interconexões entre os empresários económicos belgas e burundeses, com vista a desenvolver novos investimentos, favorecer cada vez mais o comércio entre os nossos dois países e reforçar os nossos laços seculares de amizade e fraternidade », concluiu.

-0- PANA FB/TBM/FK/IZ 27fev2012