Agência Panafricana de Notícias

14 mil peritos financeiros formados para África Ocidental

Lagos, Nigéria (PANA) – O Instituto Oeste-Africano de Gestão Financeira e Económica (WAIFEM) formou mais de 14 mil altos responsáveis dos Bancos Centrais da sub-região, segundo o seu diretor-geral, Akpan Ekpo.

"Este reforço das capacidades é estratégico para o crescimento económico e o desenvolvimento na sub-região e além deste espaço. Por exemplo, o WAIFEM formou mais de 14 mil altos responsáveis dos Bancos Centrais na sub-região, dos Ministérios das Finanças, do Planeamento e Orçamento e das instituições públicas envolvidas na gestão económica”, indica o seu diretor.

Situado nos arredores da capital económica da Nigéria, Lagos, o WAIFEM foi criado a 22 de julho de 1996 pelos Bancos Centrais de cinco países anglófonos oeste-africanos, designadamente a Gâmbia, o Gana, a Libéria, a Nigéria e a Serra Leoa.

Para além de formar o pessoal financeiro de alto nível na sub-região, os formandos provêm muitas vezes da África do Sul, do Malawi e dos países da América Latina.

O instituto formou igualmente parlamentares, membros de organizações da sociedade cviil (OCS) , bem como jornalistas da imprensa eletrónica e escrita da sub-região.

Segundo o plano estratégico no período de cinco anos (2015-2019), recentemente aprovado pelo seu Conselho de Administração, o WAIFEM vai brevemente começar a propor aulas sancionadas por um diploma ou um certificado.

"Estes programas serão abertos a todas as pessoas qualificadas da região e fora de África. O WAIFEM vai entregar um diploma em colaboração com o Instituto das Nações Unidas para a Tecnologia e Pesquisa (UNITAR).

"Todos os nossos avaliadores independentes e internacionais contratados pelos doadores e pelo Conselho de Administração designaram o WAIFEM como um centro de excelência em formação e reforço das capacidades », indicou o professor Ekpo.

-0- PANA SB/SEG/FJG/JSG/FK/IZ 26ago2014