Agência Panafricana de Notícias

14 Tunisinos raptados no oeste de Tripoli libertos

Tripoli, Líbia  (PANA)  - Os 14 Tunisinos, reféns desde quinta-feira última, na cidade de Zaouia (45 quilómetros a oeste de Tripoli), foram libertos domingo, anunciou uma fonte de segurança citada pelo jornal “al-Wassat”.

Sem dar detalhes sobre o resgate dos 14 indivíduos, o responsável do Escritório das Relações Públicas da Direção da Segurança de Zaouia, o coronel Adel al-Hawas, os mesmos estavam numa refinaria de petróleo, em Zaouia, quando foram raptados quinta-feira última por um grupo de indivíduos armados líbios.

 

Os raptores pretendiam utilizá-los como moeda de câmbio contra um “cidadão líbio”, detido na Tunísia por um assunto de direito comum.

O ministro do Interior do Governo líbio de União Nacional, Fathi Bachagha, ordenou, no fim de semana passado, a criação de uma célula de crise, na sequência do rapto dos 14 cidadãos tunisinos na cidade de Zaouia, e a instauração do Estado de emergência nas zonas inseguras.

Por sua vez, o ministro lbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala, tranquilizou domingo o seu homólogo tunisino, Khamaies Jhinaoui, que o Governo do seu país está a acompanhar este caso e que está preocupado em garantir a integridade física das pessoas raptadas

Realçou os esforços envidados pelas autoridades líbias para porem termo a este rapto e o reforço da coordenação entre as partes tunisina e líbia, no que diz respeito aos desenvolvimentos deste caso.

-0- PANA TBM/FK/DD  18fev2019