14 Burkinabes repatriados da Côte d'Ivoire por violar fronteira
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Catorze cidadãos burkinabes foram repatriados da Côte d'Ivoire domingo, após terem ilegalmente atravessado a fronteira ivoiriense encerrada por causa do novo coronavírus, anunciou segunda-feira o porta-voz do Governo burkinabe, Remis Danddjinou, num comunicado.
A 9 de junho de 2020, um camião de transporte de gado, proveniente do Burkina Faso, foi intercetado em Bouaké, no centro da Côte d'Ivoire, com 30 Burkinabes a bordo.
Depois do controlo de identidades, as autoridades fronteiriças notaram que 16 destes Burkinabes estavam autorizados a entrar no território ivoiriense, segundo um comunicado.
"Quatorze outros, que se encontravam numa situação irregular, vão ser processados por incumprimento da medida de encerramento das fronteiras ivoirienses, decidida no contexto da crise sanitária relacionada com a covid-19", enfatizou o porta-voz do Governo burkinabe.
"Alertados, a nossa embaixada em Abidjan e o nosso Consulado Geral em Bouaké fizeram diligências junto das autoridades competentes ivoirienses, que resultaram na decisão de repatriar estes 14 compatriotas", acrescentou.
Eles foram reconduzidos à fronteira, sob a égide da Embaixada e do Consulado Geral burkinabes, tendo sido acompanhados por uma missão enviada pelo Governo, a 14 de junho corrente, até Ouagadougou.
O Governo do Burkina Faso agradece às autoridades ivoirienses pela sua cooperação e saúda os esforços dos seus representantes diplomáticos e consulares, na Côte d'Ivoire.
Apelou às populações para que respeiteem estritamente as medidas em vigor, relativas ao encerramento das fronteiras e, em geral, todas as que visam lutar contra a propagação da pandemia do coronavírus (covid-19), tomadas pelo Burkina Faso e por outros países.
-0- PANA TNDD/BEH/DIM/DD 15junho2020