Túnis, Tunísia (PANA) - Unidades da Marinha tunisina socorreram 139 migrantes clandestinos dos 18 aos 51 anos de idade ao largo das costa da ilha tunisina de Kerkennah, no sudeste da Tunísia, depois do naufrágio do seu barco, anunciou terça-feira o porta-voz da Gendarmaria, Hossameddine Jebabli.
Guardas costeiros da Tunísia que intervêm na luta contra a migração ilegal frustraram três tentativas de navegação clandestina para as costas europeias e prenderam 139 pessoas socorridas no mar, das quais 42 de diferentes nacionalidades de países a sul do Sara e 97 tunisinos, precisou.
Foi igualmente apreendida uma soma em dinheiro em moedas estrangeiras e local, indicou a mesma fonte, acrescentando que o Ministério Público pediu que medidas regulamentares fossem tomadas contra eles.
O Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais, que acompanha as operações de migração ilegal, considerou em maio passado que, com a aproximação do verão e a deterioração da situação social e económica, na Tunísia, as vagas de migração iriam aumentar.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 30junho2020