Túnis, Tunísia (PANA) - A segurança tunisina nas regiões central e do Sahel abortou três tentativas de migração ilegal para a costa italiana, com a detenção de 137 migrantes, anunciou segunda-feira o porta-voz da Gendarmaria tunisina, Houssemeddine Jebabli.
As 137 pessoas detidas são de várias nacionalidades africanas, incluindo a tunisina, e das quais 55 mulheres e 10 crianças, disse Jebabli.
As tentativas de migração clandestina da Tunísia para Itália aumentaram significativamente desde o ano passado, devido às numerosas redes ativas no transporte de migrantes, apesar das medidas de vigilância aplicadas pelas autoridades tunisinas graças aos significativos meios logísticos de que dispõe a Gendarmaria.
O número de migrantes ilegais tunisinos que chegaram à Europa, em 2019, é de mais de três mil 600 pessoas, de acordo com as estatísticas fornecidas pelo Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais.
Por seu turno, o número de Tunisinos e estrangeiros presos em solo tunisino enquanto tentavam migrar para a Europa atingiu os quatro mil 177 no mesmo ano.
-0- PANA YY/IN/BEH/CJB/IZ 10fev2020