Agência Panafricana de Notícias

$ 135 milhões para luta contra HIV/Sida no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O Burundi vai receber uma subvenção de cerca de 135 milhões de dólares americanos nos próximos cinco anos no quadro da VIII ronda do Fundo Internacional de Luta contra o HIV/Sida, Tuberculose e Paludismo, soube-se de fonte oficial em Bujumbura.
Os fundos serão afectados ao Programa de Intensificação e Descentralização da Luta contra o HIV/Sida (PRIDE), indicou, terça-feira, o primeiro Vice-Presidente do Burundi para as Questões Políticas, Administrativas e Segurança, Yves Sahinguvu.
Ele explicou que, nos primeiros dois anos, o programa deverá permitir a despistagem voluntária de 670 mil e 352 pessoas, o tratamento com medicamentos antirretrovirais (ARV) de 18 mil 900 pacientes adultos e duas mil e 100 crianças bem como a protecção contra a transmissão da sida da mãe para a criança num total de seis mil e 680 mulheres seropostivias grávidas.
O programa prevê igualmente suplementos nutricionais para quatro mil e 98 mulheres seropositivas grávidas e sete mil e 349 crianças nascidas de parentes seropositivos, bem como o apoio em material escolar a favor de 117 mil crianças vulneráveis.
Segundo Sahinguvu, o objectivo global e a longo prazo do projecto é o reforço da luta contra as infecções sexualmente transmissíveis, a integração da saúde reprodutiva, o reforço qualitativo e quantitativo da assistência terapêutica às pessoas que vivem como o HIV/Sida e a sua assistência psicossocial.
Ele visa igualmente o reforço das capacidades da comunidade para a protecção dos seus direitos, o apoio e a redução do impacto económico da pandemia sobre as pessoas que vivem com o vírus, os órfãos e outras pessoas vulneráveis.
No Burundi, a taxa de seroprevalência estima-se em cerca de 4,59 porcento nas cidades, contra 4,41 porcento nos centros semi-urbanos e 2,82 porcento no mundo rural.
Os primeiros casos declarados da pandemia no Burundi remontam a 1983 num país onde foi criado recentemente um Ministério junto da Presidência para a Luta contra a Sida.