MAR/DD
Agência Panafricana de Notícias
135 gendarmes do contingente senegalês condecorados na RD Congo
Kinshasa, RD Congo (PANA) - O comandante da UNPOL (componente policial da Missão de Estabilização da ONU na RD Congo (MONUSCO), o general Moody Berethe, condecorou quarta-feira 135 gendarmes do contingente senegalês, soube a PANA de fonte oficial.
Durante uma cerimónia organizada quarta-feira, no Campo Ndoromo em Bunia , no nordeste da República Democrática do Congo.
Segundo informações transmitidas por telefone à PANA, o comandante da UNPOL, nas suas intervenções, elogiou os resultados positivos desta unidade que tem fornecido à Polícia Nacional Congolesa diverso material após um ano de leal serviço prestado em Ituri.
Do seu lado, o governador militar sw Ituri, o tenente-general Johnny Luboya N'kashama, presente na cerimónia, reconheceu que a província beneficia, através do contingente senegalês, da união de forças entre a Polícia Nacional Congolesa e a UNPOL a nível logístico e operacional.
Também usufrui do fornecimento ao PNC-Ituri de material anti-motim, a da formação de agentes policiais e patrulhas conjuntas para o cumprimento das suas missões principais de proteção das pessoas e dos seus bens em toda província.
“De maneira particular, a República do Senegal deu apoio financeiro a reuniões e diálogos em Nairobi (Quénia) para a pacificação e estabilização das províncias orientais da RDC, incluindo Ituri”, sublinhou o general N'kashama.
A seu ver, estes gestos mostram, se necessário, que o Senegal é um país amigo e fraterno que nos vem acudir quando estamos em dificuldade.
"Por isso, apresento os meus sentimentos de gratidão ao povo senegalês e ao seu Presidente, Macky Sall”, regozigou-se.
A cerimónia de decoração terminou com manobras operacionais e culturais, sancionadas por uma refeição de confraternização, indicou-se.
-0- PANA KON/IS/MAR/DD 22dez2022