Trípoli, Líbia (PANA) - Um grupo de 132 requerentes de asilo vulneráveis, incluindo crianças pequenas, foi evacuado da Líbia para o Rwanda terça-feira, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
“Muitas delas são sobreviventes de violência e mulheres e meninas em risco”, twittou o ACNUR, acrescentando que “receberão abrigo e assistência no mecanismo de trânsito de emergência em Gashora”, no Rwanda.
Com esta última evacuação, 8.296 refugiados vulneráveis e requerentes de asilo foram evacuados da Líbia desde 2017, disse a agência onusina.
País, ao mesmo tempo, de trânsito e de destino de emigrantes, a Líbia está confrontada nos últimos anos com grandes vagas de emigrantes, alguns dos quais vítimas de redes de passadores, de traficantes ou do tráfico de seres humanos.
Estes aproveitam-se da insegurança para explorarem seres humanos através da organização de viagens a bordo barcos improvisados e expostos a risco de vida para chegarem à Europa.
Assim, desde o início de 2022, cerca de 6.340 migrantes foram trazidos de volta à Líbia depois de intercetados no mar, ou seja, 5.557 homens, incluindo 212 menores e 510 mulheres, indicou o escritório da Organização Mundial para as Migrações (OIM) na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 01junho2022