Agência Panafricana de Notícias

131 Malianos confinados em Bamako após seu regresso da Tunísia

Bamako, Mali (PANA) – Centro e trinta e um  Malianos estão bloqueados na Tunísia, na sequência do encerramento das fronteiras no quadro das medidas de luta contra o coronavírus, regressaram domingo a Bamako a bordo dum voo especial, soube a PANA de fonte oficial.

Chegados à capital maliana, estes repatriados, cuja maioria se tinha deslocado à Tunísia para cuidados médicos, estão confinados em dois hotéis de Bamako por 14 dias, depois de terem efetuado um teste de coronavírus.

Preocupada em preservar a saúde dos passageiros e de  todos os Malianos, uma comissão instalada elaborou um protocolo rigoroso de tratamento com base em recomendações do Comité Científico.

Estas recomendações consistem num teste de coronavírus no início da estada, na proibição de sair do quarto de hotel e de receber visitas, no comer só no restaurante e no uso obrigatório da máscara e da roupa de proteção para o pessoal que serve alimentos e para encarregados de limpeza e, finalmente, num teste coronavírus à saída.

Pede-se às famílias dos passageiros para não levarem a cabo quaisquer ações que possam impactar negativamente o confinamento.

Segundo a mesma fonte, outros voos especiais estão previstos para repatriar Malianos ainda bloqueados na Tunísia, em Marrocos e nos Emirados Árabes Unidos.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 13abril 2020