Agência Panafricana de Notícias

13 detidos por vandalismo pré-eleitoral no norte de Moçambique

Nampula, Moçambique (PANA) – A Polícia moçambicana anunciou a detenção, até segunda-feira, de 13 pessoas ligadas aos atos de vandalismo que fizeram, domingo, 11 feridos e danos em propriedade alheia, na cidade de Nampula, província do mesmo nome no norte do país.

Segundo o porta-voz provincial da corporação, Miguel Bartolomeu, "não há dúvidas" que os autores de tais atos tenham sido "instrumentalizados" pela Renamo, o principal partido da oposição em Moçambique.

“Não restam dúvidas. Notamos que grupos de jovens da Renamo foram pela manhã instrumentalizados pelos chefes desta formação política para se desdobrarem em pequenos grupos, um pouco por toda a cidade de Nampula".

O incidente ocorreu nos últimos instantes da campanha eleitoral para eleições gerais desta quarta-feira, 15, em que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, deve enfrentar, nas presidenciais, o candidato do partido no poder (Frelimo), Filipe Nyusi, entre outros concorrentes.

Miguel Bartolomeu revelou que alguns integrantes do mesmo grupo tentaram assaltar uma Esquadra da Polícia, alegando que pretendiam libertar os seus companheiros, mas que, "pela sua agressividade, a corporação viu-se obrigada a disparar para os dispersar".

Na sequência disso, explicou, os indivíduos puseram-se em fuga, abandonaram as motorizadas em que se faziam transportar, num total de oito que foram apreendidas e parqueadas na Esquadra da Polícia.

O caso já está a conhecer o seu tratamento legal, devendo os respetivos expedientes serem encaminhados ao Ministério Público para a responsabilização dos autores, disse o parta-voz citado pela agência moçambicana de notícias (AIM).

Entre os feridos, destacam-se um agente da Polícia e uma mulher com quatro meses de gestação e que se encontra internada na Ginecologia do Hospital Central de Nampula (HCN), a maior unidade hospitalar da província e de toda a zona norte do país.

Para além dos 11 feridos, foram vandalizadas 26 viaturas de particulares e três residências.

-0- PANA ALM/LE/IZ 14out2014