Atenas, Grécia (PANA) - Treze tripulantes de um navio cargueiro com bandeira das ilhas Comores desapareceram depois de este se ter afundado domingo, ao largo da ilha de Lesbos, no Mar Egeu, soube a PANA de fonte.
Segundo a agência de notícias grega AMNA, um marinheiro foi resgatado por um helicóptero da Marinha Helénica e transportado para um hospital local.
O naufrágio deveu-se a uma falha mecânica, pois ventos violentos, de força 8 na escala Beaufort (62-74 quilómetros por hora, varreram a área.
Na manhã de domingo, o capitão do cargueiro relatou uma falha mecânica às autoridades e enviou chamadas de emergência aos navios mais próximos antes de desaparecer do radar.
O navio cargueiro era utilizado por uma empresa libanesa, segundo quem os 14 tripulantes são do Egito, da Síria e da Índia.
O navio cargueiro transportava sal do Egito para Istambul, na Turquia.
Guardas costeiros gregos e autoridades portuárias locais enviaram helicópteros e navios de resgate ao local para realizar uma operação de resgate.
A velocidade do vento no mar ao redor de Lesbos deverá aumentar para 9 ou 10 na escala Beaufort, de acordo com um alerta meteorológico de emergência emitido sábado último.
-0- PANA AT/JSG/MAR/DD 27novembro23