Agência Panafricana de Notícias

129.287 funcionários do Estado no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA)  - O Burundi possui 129 mil 287 funcionários, quadros e agentes remunerados com o orçamento geral do Estado, indica o “Relatório de Etapa”  do recenseamento digitalizado, realizado de 26 de outubro a 06 de novembro deste ano, em todos os  Ministérios e instituições públicas.

As estimativas oficiais contavam, até agora, com um efetivo de 100 mil funcionários, suportados pelo orçamento do Estado burundês.

Este primeiro censo foi encomendado "com a preocupação de ter  dados fiáveis em matéria de gestão racional dos recursos humanos sob a autoridade do Estado”, indicou.

Os funcionários "reformados, presos, internados nos hospitais ou residentes no exterior do país” não foram incluídos neste recenseamento.

O Estado burundês projeta dotar-se de um centro destinado a acomodar todos os dados recolhidos bem como a extensão do censo às empresas mistas e ao setor privado.

Os principais sindicatos do país tentaram opor-se ao censo, realizado "em violação da Constituição Nacional, das convenções da Organização Internacional do Trabalho” (OIT) e da “vida privada” dos funcionários.

Os interessados tinham a obrigação de responder a um formulário com 109  perguntas, sob pena de ser considerados como "desertores".

As questões mais controversas envolviam, entre outras, a pertença étnica, as receitas e as suas fontes, as províncias onde o funcionário do Estado não gostaria de trabalhar, as filiações sindicais e religiosas.

Todas estas questões são susceptíveis de perturbar a coesão social no meio do trabalho, de acordo com os sindicatos burundeses.

-0- PANA FB/JSG/FK/IZ 16nov2020