Tripoli, Líbia (PANA) - Cento e 28 migrantes clandestinos a bordo de várias embarcações foram socorridos ao largo da Líbia por patrulhas da Guarda Costeira do Ministério do Interior do Governo de União Nacional.
Num comunicado publicado sábado, o Órgão de Luta contra a Migração Ilegal de Tripoli anunciou ter recebido os 128 migrantes clandestinos.
A mesma fonte sublinhou que os migrantes em causa são de diferentes nacionalidades, entre árabes, africanas e asiáticas, acrescentando que eles beneficiaram de serviços de alojamento.
Segundo etatísticas da Organização Internacional para as Migrações (OIM), o programa de regresso humanitário voluntário, no primeiro trimestre de 2020, ajudou mil 466 migrantes bloqueados a regressar aos seus países, a partir da Líbia, enquanto quase nove mil e 800 migrantes voltaram no ano passado a 34 países de origem, em África e na Ásia, graças ao mesmo programa.
País ao mesmo tempo de destino e trânsito da emigração clandestina para a Europa, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com um elevado fluxo de migrantes clandestinos avaliado em mais de um milhão de indivíduos que esperam pela oportunidade para atravessar o Mediterrâneo e chegar à Europa.
-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 20set2020