Tripoli, Líbia (PANA) - Cento e vinte e seis emigrantes ilegais foram repatriados quinta-feira da Líbia no âmbito do programa de "regresso voluntário", anunciou a Organização Mundial das Migrações (OIM) num comunicado.
Os 126 emigrantes nigerinos regressaram à casa de voo a partir do Aeroporto Internacional Misratah (220 quilómetros a leste de Tripoli), disse o escritório da OIM na Líbia.
O Fundo Africano de Desenvolvimento apoiou o regresso destes indivíduos, acompanhados por uma equipa médica para cuidar de duas pessoas doentes.
O programa "Regresso Voluntário" é liderado pela OIM para organizar o regresso de emigrantes retidos na Líbia para os seus respetivos países, assinala-se.
Mais de cinco mil migrantes foram repatriados durante o primeiro semestre de 2019, contra 16 mil emigrantes que saíram da Líbia de rgresso aos seus respetivos países, em 2018.
A OIM informou, domingo último, que 650 mil emigrantes estão presentes na Líbia, fora dos centros de receção do Governo, sobrelotados com emigrantes socorridos ao largo das costas líbias quando naufragavam pelos serviços de segurança ou presos dentro do país, segundo informações, refere-se.
-0- PANA AT/IN/TBM/CJB/DD 18out2019