120 quilos de cocaína apreendidos em porto da capital senegalesa
Dakar, Senegal (PANA) – Cento e vinte quilos de cocaína foram apreendidos quarta-feira última a bordo dum navio denominado “Grande Nigeria”, no Porto de Dakar, anuncia um comunicado dos Serviços Aduaneiros.
A operação foi levada a cabo por uma equipa da Unidade Mista de Controlo dos Contentores e Navios (UMCC) e da Subdivisão das Alfândegas do Porto, assistida por elementos da Polícia Científica e do Escritório Central para a Repressão do Tráfico Ilícito dos Estupefacientes (OCRTIS).
A revista revelou um esconderijo nos compartimentos do sistema de ventilação do navio, em que se encontravam quatro sacos contendo 30 láminas de um quilo de cocaína cada, precisou a alfândega.
Segundo a fonte, em junho de 2019, foram confiscados mil e trinta e seis quilos de cocaína dissimulados em carros, a bordo do mesmo navio, proveniente do Brasil com destino a Angola.
Os membros da tripulação foram detidos por questões de inquérito em curso para se determinar os verdadeiros proprietários da droga.
Segundo o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime (ONUDC), a Guiné- Bissau, a Gâmbia e o Senegal tornaram-se em vias de passagem da droga proveniente da América do Sul com destino a África e à Europa Ocidental.
Os três países assinaram, em junho de 2019 em Banjul, na Gâmbia, um memorando de entendimento para reforçar a sua cooperação policial e coordenar os seus esforços na luta contra o tráfico de droga e crimes organizados.
Comprometeram-se igualmente a trocar informações, organizar sessões de formação comuns e patrulhas mistas ao longo das suas fronteiras.
-0- PANA AAS/BEH/FK/DD 30jan2020