Túnis, Tunísia (PANA) - Um primeiro contingente de 120 migrantes tunisinos, detidos pela Guarda Costeira da Líbia durante duas semanas depois de uma tentativa de emigração ilegal, foram repatriados quarta-feira através do posto fronteiriço de Ras Jedir, soube-se quinta-feira de uma fonte oficial em Tunis.
Segundo a mesma fonte, cerca de 80 outros migrantes tunisinos devem ser repatriados nesta quinta-feira.
A Embaixada da Tunísia na Líbia indicou anteriormente que o chefe do Departamento líbio de Luta contra a Emigração Ilegal, coronel Abdel-Hafiz Mabrouk, garantiu que todos os migrantes tunisinos "serão libertados nos próximos dois dias ou, o mais tardar, durante o fim de semana, depois de concluídos os procedimentos administrativos, jurídicos e sanitários necessários ”.
Uma nota da Embaixada da Tunísia refere que o embaixador Lassaad Laajili, acompanhado do cônsul-geral, visitou o centro de emigração ilegal na área de Ghot Al-Shaal, em Tripoli, e reuniu-se com o coronel Mabrouk.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicou, num comunicado, que 1.111 migrantes foram resgatados no Mediterrâneo Central e retornaram à Líbia durante a última semana de julho.
-0- PANA BB/JSG/MAR/IZ 05ago2021