Agência Panafricana de Notícias

120 migrantes clandestinos socorridos por guardas costeiros na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - Unidades da Marinha tunisina salvaram 120 migrantes clandestinos cuja embarcação naufragou ao largo das ilhas Kerkennah, no sul da Tunísia, anunciou o Ministério da Defesa.

Segundo um comunicado, os guardas costeiros vieram socorrer migrantes, quarta-feira à noite, depois de terem intercetado um SOS. A grande maioria dos sobreviventes, em número de 102, incluindo uma mulher, eram Tunisinos e os 18 outros de diferentes nacionalidades subsarianas, entre os quais figuravam seis mulheres.

Eles admitiram que pretendiam chegar às costas italianas à procura de trabalho, acrescenta o comunicado do Ministério da Defesa distribuído quinta-feira.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INS), o desemprego dos jovens aumentou dois pontos percentuais em fevereiro, fixando-se em 15,5 porcento.

O Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros avança a cifra de 22 mil jovens tunisinos que terão emigrado de maneira clandestina desde 2011 para a Itália, maioritariamente para a ilha de Lampedusa, próxima do litoral tunisino, dos quais 504 desapareceram e cuja sorte continua incerta até agora.

-0- PANA BB/IS/SOC/MAR/IZ 16março2018