Bamako, Mali (PANA) – Cento e 20 migrantes malianos repatriados da Líbia, dos quais 19 mulheres, regressaram ao seu país, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial.
O ministro dos Malianos do Exterior, Amadou Koita, reuniu-se, quinta-feira, em Niamakoro, bairro leste de Bamako, com os migrantes repatriados, para lhes garantir o apoio do Estado com vista à sua inserção na vida económica nacional.
Este repatriamento foi tornado possível graças à conjugação de esforços do Alto Conselho dos Malianos do Exterior, da Organização Internacional para as Migração (OIM) e dos Governos maliano e líbio, precisou a mesma fonte.
«Foi uma oportunidade para agradecermos às autoridades líbias que facilitaram este regresso, à Embaixada do Mali em Trípoli, ao Conselho de Base em Trípoli e à OIM”, disse Koita.
O governante aconselhou que aos jovens regressados que se amanhã decidirem voltar à Líbia, "que o façam pela via legal".
De 2018 até ao presente, várias centenas de Malianos foram repatriados de forma voluntária da Líbia. A maioria deles estavam detidos em cadeias neste país da África do Norte.
-0- PANA GT/TBM/FK/IZ 31ago2019