Bamako, Mali (PANA) - Um total de 120 Malianos retidos, nos Estados Unidos, regressaram ao seu país, no último fim de semana, a bordo de um voo da companhia Ethiopian Airlines, após três meses de confinamento, devido ao coronavírus, apurou a PANA segunda-feira de fonte oficial.
Os repatriados foram acolhidos no aeroporto internacional Modibo Kéita Sénou-Bamako pelo ministro dos Malianos no Estrangeiro, Amadou Koita.
Eles foram todos submetidos a um teste inicial de coronavírus antes de serem transportados em autocarros para os hotéis onde ficarão confinados durante 14, sem o menor contacto com o mundo exterior.
Esta é a 10ª vaga de cidadãos malianos que regressam à casa desde o início da crise sanitária mundial, totalizando mais de mil pessoas encalhadas em França, Tunísia, Marrocos, Emiratos Árabes Unidos e Côte d'Ivoire.
Foram repatriados nas últimas semanas por iniciativa das autoridades que se preparam para repatriar outros encalhados em países de todo o Mundo.
Segundo o ministro Amadou Koita, esta iniciativa faz parte das medidas tomadas pelas altas autoridades para combater a propagação da covid-19, salientando a urgência de os retornados respeitarem o protocolo sanitário.
Desejou que todos os testes realizados se revelem negativos para que todos possamegressar sãos e salvos às suas casas, após o seu confinamento, nos hotéis de Bamako.
-0- PANA GT/DIM/IZ 02junho2020