12 soldados e sete "terroristas" mortos em ataque no leste do Níger
Niamey, Níger (PANA) - Doze soldados nigerinos e sete presumíveis terroristas morreram num novo ataque da seita Boko Haram, na madrugada de terça-feira, 19, perpetrado contra o posto militar de reconhecimento de Bilabrim, a 36 quilómetros a nordeste de N’Guigmi, na província de Diffa, anunciou quarta-feira o Ministério nigerino da Defesa.
Num comunicado distribuído, em Niamey, o Ministério da Defesa indica que o ataque perpetrado por "terroristas fortemente armados" também fez 10 feridos entre os soldados nigerinos, dos quais muitos foram dados como desaparecidos, para além de material incendiado ou roubado.
A nota ressalva contudo que a perseguição lançada por elementos das Forças Armadas nigerinas de N’Guigmi "permitiu neutralizar sete terroristas e recuperar os materiais roubados, incluindo o carro em que estava montada uma arma de duplo cano de 14,5 milímetros”.
Por outro lado, nota o comunicado, os militares dados como desaparecidos regressaram todos à sua base e operações de patrulha estão em curso para deter e neutralizar o restante elementos terroristas que perpetraram o ataque.
A província de Diffa, lembre-se, é objeto de ataques regulares do grupo extremista islâmico nigeriano Boko Haram, desde fevereiro de 2015.
Esta situação levou o Governo nigerino a tomar medidas restritivas de segurança para as populações, a maioria das quais foi obrigada a deslocar-se.
Esta localidade do Níger também acolhe uma importante comunidade da vizinha Nigéria que foge os ataques terroristas.
-0- PANA SA/JSG/SOC/FK/IZ 20maio2020