Agência Panafricana de Notícias

12 reclusos evadem-se da prisão central de Bamenda nos Camarões

Doualá- Camarões (PANA) -- Doze reclusos da prisão central de Bamenda (noroeste dos Camarões) evadiram-se quarta-feira à noite, soube a PANA quinta-feira de fonte autorizada.
Segundo o administrador desta unidade penitenciária, John Asong Fouzon, os 12 fugitivos dos quais dois teriam sido detidos pelos guardas faziam parte dum grupo de 45 reclusos duma cela destinada exclusivamente a arguidos.
Cinco dos prisioneiros evadidos aguardavam julgamento por um tribunal militar por crimes e porte de armas de fogo.
Os primeiros elementos do inquérito indicam que os evadidos criaram uma abertura com a ajuda de uma arma para fugir, surpreendendo assim os carcereiros que dispararam no ar para dissuadir os outros reclusos.
A perseguição prossegue para deter os fugitivos, que ameaçam perturbar a segurança das populações e dos bens no noroeste do país e noutras regiões.
As diferentes autoridades locais multiplicam apelos para sensibilizar as populações a denunciar eventuais rostos desconhecidos no seu meio.
A prisão de Bamenda, construída em 1924, encontra-se degradada e favorece evasões massiças.
Uma parte da sua delimitação em pedras desmoronou-se e o estabelecimento conta apenas cerca de 50 carcereiros para mais de 500 prisioneiros.
A 26 de Outubro de 2008, 13 prisioneiros aproveitaram uma grande chuva para fugir.
Os guardas da prisão abateram um deles, Pascal Niba, durante uma operação de busca.