Agência Panafricana de Notícias

12 pessoas presas na Nigéria por xarope contaminado

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Agência Nacional da Nigéria para a Alimentação e Controlo dos Produtos Farmacêuticos (NAFDAC) anunciou a detenção, quarta-feira, de 12 pessoas no quadro do caso do xarope de paracetamol contaminado que causou a morte de 84 crianças.
O xarope "My Pikin", utilizado para aliviar dores de gengivas das crianças, causou a morte de 84 delas em 111 casos de intoxicação registados desde Novembro de 2008.
O director da NAFDAC, Paul Orhii, declarou em Lagos que as pessoas presas são cinco responsáveis da empresa fabricante do medicamento, a Barewa Pharmaceuticals Ltd, e sete outras da companhia que vendeu os produtos tóxicos acrescentados ao xarope.
Orhii afirmou que as pessoas presas seriam julgadas em breve e que a pena máxima seria requerida contra eles, o que significa que elas poderiam passar 15 anos na prisão se forem condenadas.
De acordo com a NAFDAC, o xarope foi contaminado porque os fabricantes, que estão sediados em Lagos, acrescentaram a ele um produto químico, o diethylene glycol.
O xarope teria igualmente provocado uma insuficiência renal nas crianças.
A NAFDAC encerrou a Barewa Pharmaceuticals Limited a 25 de Novembro de 2008.