12 mortos em novos ataques no Mali
Bamako, Mali (PANA) - Doze pessoas morreram terça-feira em dois ataques distintos de supostos terroristas contra aldeias do centro do Mali, soube a PANA esta quinta-feira de fontes concordantes.
Oito pessoas morreram na aldeia de Moniboro e quatro na localidade de Intemenou, na comuna rural de Sangha, no círculo de Bandiagara, na província de Mopti, no centro do Mali, de acordo com as mesmas fontes.
Vários animais, nomeadamente gado bovino e pequenos ruminantes também foram roubados pelos assaltantes que vieram de moto.
"Algumas famílias perderam tudo. Elas já não poderão cultivar este ano”, deplorou um habitante de Moniboro.
De acordo com as mesmas fontes, os assaltantes visaram os jovens que estavam a pastar o gado, nos arredores das duas aldeias, próximas uma da outra e que não conseguiram opor nenhuma resistência face aos seus agressores que dispararam indiscriminadamente contra eles.
No mesmo dia, no círculo de Koro, perto da zona de Bandiagara, quatro pessoas foram abatidas na comuna rural de Madougou, provavelmente pelos mesmos homens armados não identificados.
Lembre-se que, na semana passada, pelo menos 36 civis foram mortos por homens armados ainda não identificados, a 25 quilómetros de Bankass.
Esta província do Mali é alvo, há três anos, de ataques terroristas e está no centro de conflitos intercomunitários entre agricultores dogons e pastores fulas, que fizeram várias centenas de mortos e milhares de deslocados.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 16julho2020