Agência Panafricana de Notícias

12 mil signatários de petição contra nova lei sobre imprensa no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - Uma petição contra a promulgação de uma nova lei sobre a imprensa no Burundi totalizou 12 mil assinaturas depois que começou a circular, há uma semana, nos meios dos defensores da liberdade da imprensa, anunciou sexta-feira o presidente da União Burundesa dos Jornalistas (UBJ), Alexandre Niyungeko.

O anúncio foi feito por ocasião da celebração da 20ª ediçao do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

O projeto de lei já foi adotado pelas duas câmaras do Parlamento e apenas espera a sua promulgação pelo chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, para entrar em vigor.

As organizações dos profissionais da imprensa continuam mobilizadas, sobretudo contra algumas disposições do projeto de lei que não protegem as fontes de informação nalgumas circunstâncias como no caso de delitos de imprensa suscetíveis de atentar contra a segurança do Estado.

As emendas previstas pelo projeto de lei para punir delitos de imprensa julgados mais graves estimam-se em mais de cinco mil dólares americanos e constituem um outro motivo de mobilização sem precedente dos profissionais da imprensa.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi marcado no Burundi por uma marcha pacífica e silenciosa nas ruas de Bujumbura, a capital do país.

A Polícia enquadrou amarcha desde o centro da cidade de Bujumbura, até à sede da Casa da Imprensa do Burundi.

-0- PANA FB/AAS/MAR/IZ 03maio2012