Agência Panafricana de Notícias

12 estádios de classe internacional em construção no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - Doze estádios omnidesportivos capazes de acolher competições internacionais estão em construção no Burundi, devendo as obras terminar antes do fim deste ano, anunciou, quinta-feira, o Presidente burundês Pierre Nkurunziza, a partir da sua província natal de Ngozi (norte).

Estas infraestruturas desportivas fazem parte das "50 grandes obras" que o chefe de Estado burundês tem estado a inaugurar no quadro do cinquentenário da independência nacional, celebrado a 02 de julho último.

Cinco novos estádios já foram inaugurados pelo Presidente Nkurunziza, ele próprio um adepto da bola redonda que deseja fazer do desporto "um dos fatores do desenvolvimento socioeconómico nacional".

As populações foram postas em contribuir na construção destas diferentes infraestruturas desportivas através de trabalhos comunitários aos fins de semana.

O Presidente burundês raramente perde uma ocasião de se juntar aos trabalhos comunitários e encarrega-se dos materiais de construção como o cimento ou ainda o ferro de betão, enquanto a população dá a mão para executar estas obras desportivas que começam a multiplicar-se num país que, até recentemente, só dispunha de um único estádio omnidesportivo de envergadura internacional em Bujumbura, a capital do país.

-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 3agosto2012