Agência Panafricana de Notícias

12 empresas disputam impressão de boletins de voto na Namíbia

Windhoek- Namíbia (PANA) -- Doze empresas namibianas e sul-africanas responderam ao concurso para a impressão dos boletins de voto para as eleições gerais de Novembro próximo na Namíbia.
Este concurso suscitou uma controvérsia depois de os partidos da oposição obrigarem a Comissão Eleitoral Namibiana a renová-lo após ter atribuído o contrato à Namprint, uma empresa alegadamente pertencente ao partido no poder, a Organização dos Povos do Sudoeste Africano (SWAPO).
Na semana passada, os partidos da oposição ameaçaram processar a Comissão Eleitoral Namibiana (ECN) diante dos tribunais e boicotar o escrutínio de 27 de Novembro, obrigando assim o Governo a lançar um novo concurso.
A ECN anunciou quarta-feira que 12 empresas aderiram ao novo concurso incluindo a Namprint, propriedade da Kalahari Holdings tida como um desmembramento do partido no poder.
De acordo com o órgão reitor eleitoral namibiano, a lei não proíbe candidaturas específicas para a impressão dos boletins de voto.
A empresa vencedora deverá entregar os boletins até 30 de Outubro corrente, a alguns dias do início das eleições presidenciais e legislativas a serem disputadas por 14 partidos políticos.
A votação começará a 13 de Novembro para os Namibianos no exterior e para os corpos paramilitares.