Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Pelo menos 12 pessoas morreram segunda-feira num novo ataque armado na aldeia peul de Heremakono, a cerca de oito quilómetros de Niono (Ségou), quase 350 quilómetros de Bamako, capital do Mali, soube a PANA em Ouagadougou de uma associação de defesa dos direitos humanos.
Segundo a fonte, trata-se de um grupo de caçadores Dozos que atacou, por volta das 09:00 horas locais, a aldeia de Heremakono, com um balanço provisório de 12 mortos, incluindo crianças, mulheres e idosos, bem como vários feridos.
Num comunicado transmitido à PANA, o presidente da Associação “Tabital Pulaaku Mali” exprime a sua ira e a sua consternação e lança um apelo ao Governo maliano e à comunidade internacional para garantir a proteção das pessoas, no Mali.
Os conflitos intercomunitários passaram a ser frequentes nos últimos tempos, no Burkina Faso e no vizinho Mali, dois países da África Ocidental confrontados com sucessivos ataques terroristas.
Em finais de dezembro, cerca de 50 peuls foram mortos na aldeia de Yirgou, no centro-norte do Burkina Faso, num conflito intercomunitário, segundo um balanço oficial, e mais de 200 feridos, segundo as organizações de defesa dos direitos humanos.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 13maio2019