Bruxelas, Bélgica (PANA) – Pelo menos 119 migrantes subsarianos entre os quais 26 mulheres, salvos no Mediterrâneo pelos guardas costeiros espanhóis, chegaram segunda-feira ao porto de Malaga, na Espanha, soube-se de fonte oficial espanhola.
Saídos de Marrocos em embarcações precárias, estes migrantes receberam a autorização de desembarcar no porto espanhol de Malaga.
Segundo a fonte, um avião espanhol localizou um outro navio com 69 migrantes, mas perdeu-se os rastos deste navio, desconhecendo-se se a embarcação naufragou, embora as buscas continuem para tentar salvá-los do naufrágio.
A Espanha tornou-se desde 2018 no principal destino de migrantes vindos da África ao sul do Sara, devido a dificuldades a alcançar a rota do Mediterrâneo Central, passando pela Líbia com destino à Itália.
Os guardas costeiros líbios receberam uma formação especial para perseguir os navios de passadores ao largo da Líbia, havendo por isso uma forte baixa das chegadas dos navios carregados de migrantes saídos de Líbia.
-0- PANA AK/BEH/MAR/IZ 11fev2020