Agência Panafricana de Notícias

117 admitidos ao concurso do CAMES no Togo

Lomé- Togo (PANA) -- Pelo menos 117 dos 147 candidatos foram declarados admitidos ao concurso de agregação do Conselho Africano e Malgaxe do Ensino Superior (CAMES) encerrado quarta-feira em Lomé.
Com uma taxa de êxito de 79,59 porcento, este concurso bateu o recorde de sucesso, sublinha o CAMES que realizou a sua 15ª sessão na capital togolesa de 2 a 10 de Novembro corrente.
Segundo os resultados, nota-se uma taxa de êxito de 93,61 porcento em medicina humana e especialidades médicas; 79,59 porcento em cirurgia e especialidades cirúrgicas; 77,77 porcento em ciências fundamentais e mistas; 58,82 porcento em farmácia; 60 porcento em odonto-estomatologia e 100 porcento em medicina veterinária e produções animais.
Os admitidos, dos quais cinco Togoleses em nove, terão o grau de mestre de conferências associado" ou de professor associado, segundo a sua disciplina de aplicação, indica-se.
Os resultados foram proclamados por um júri de 141 membros compostos de eminentes professores provenientes de África e da Europa.
O CAMES agrupa o Benin, o Burkina Faso, o Burundi, os Camarões, a República Centro-Africana, o Congo, a Côte d'Ivoire, o Gabão, a Guiné-Conakry, a Guiné- Bissau, Madagáscar, o Mali, o Níger, o Ruanda, o Senegal, o Tchad e o Togo.