Conakry, Guiné (PANA) - Cerca de 115 casos contactos da doença do vírus de Ébola foram identificados terça-feira em Nzerekoré (sul), a cerca de mil quilómetros de Conakry, informa a Agência de Segurança Nacional (ANSS).
Num comunicado a que a PANA teve acesso, ma nota enviada à PANA na terça-feira.
A mesma fonte precisa que estes casos suspeitos foram registados entre 15 de janeiro e 14 de fevereiro corrente, data em que foram confirmados três casos, além de cinco óbitos já assinalados.
Um primeiro voo humanitário de emergência chegou a Nzerekoré segunda-feira última com técnicos do Ministério da Saúde e do sistema das Nações Unidas a bordo.
Uma missão de investigação de emergência foi enviada para apoiar equipas locais em Goueké, onde foram descobertos os primeiros casos.
Estruturas de coordenação intersetorial foram reativadas, e um centro de assistência aos casos detetados inaugurado em Goueké (sul).
O Governo reconheceu que o estoque de vacinas contra o Ebola expirou, mas anunciou a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de enviar outras vacinas ao país rapidamente.
O Governo decidiu segunda-feira proibir, entre outras coisas, até à nova ordem, mercados semanais, aglomerados durante funerais na subprefeitura de Gouecké..
A epidemia do vírus, Imperou em 2013 na África Ocidental, começou no sudeste da Guiné antes de se espalhar para a Libéria e a Serra Leoa, onde fez mais de 30 mil mortos.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/DD 16fevereiro2021