113 novos migrantes socorridos ao largo da Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Cento e 13 migrantes clandestinos de várias nacionalidades africanas que se dirigiam para as costas europeias a bordo de duas embarcações foram socorridos sexta-feira, em duas operações separadas, por dois barcos de patrulha da Guarda Costeira líbia.
Um comunicado do Estado-Maior das Forças Navais líbias indica que, imediatamente após receberem um pedido de socorro, os navios "Oubari" e "Ras Jedir" foram ao local dos naufrágios com o equipamento necessário para a operação de salvamento e recuperação.
Após a operação de salvamento, os migrantes foram desembarcados no ponto de aterragem da base naval de Tripoli antes de serem todos transferidos para o Organismo de Luta contra à Emigração Clandestina.
A mesma fonte acrescentou que o Organismo de Luta contra a Emigração Clandestina, no quadro do seu papel humanitário, acompanhará o processo e os procedimentos, para o seu repatriamento dos migrantes, em total segurança.
Esta operação de salvamento faz parte dos esforços humanitários e tarefas soberanas para proteger as costas líbias, fornecer serviços de busca e salvamento na zona de responsabilidade líbia e salvar as vidas de migrantes clandestinos no mar, sublinhou.
Mais de 16.097 migrantes clandestinos foram devolvidos à Líbia, desde o início de 2021, indicou a Organização Internacional para as Migrações (OIM), acrescentando que foram registados 270 óbitos enquanto 522 pessoas estão desaparecidas.
Devido à sua posição de país ao mesmo tempo de destino e de trânsito, a Líbia enfrenta, nos últimos anos, vagas de migrantes clandestinos explorados por redes de tráficos que se aproveitam da insegurança reinante no país.
-0- PANA BY/IS/DIM/IZ 15ago2021