113 migrantes ilegais resgatados na costa da Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Cento e treze migrantes ilegais africanos foram socorridos sexta-feira ao largo da costa de Khomes, a leste da capital líbia, Tripoli, disse uma fonte da Marinha líbia neste sábado.
De acordo com a fonte, trata-se dum recrudescimento do fenómeno da migração ilegal, da costa da Líbia à Europa.
"O barco + Qamines +, dos guardas costeiros líbios, que estava em patrulha, conseguiu resgatar 113 migrantes ilegais, que estavam a bordo duma canoa pneumática em apuros, a 40 milha a nordeste de Khomes", anunciou o porta-voz da Marinha líbia, o major-coronel Ayoub Gacem.
Indicou que os migrantes são de diferentes nacionalidades, designadamente do Mali, do Sudão, da Serra Leoa, dos Camarões, da África do Sul, da Guiné Conakry e da Somália.
Entre eles figuram 88 homens, 19 mulheres e seis crianças, acrescentou.
Assinalou também que, no desembarque dos mesmos, houve uma avaria que resultou no reboque do navio até ao porto de Khomes.
O porta-voz da Marinha acrescentou que os migrantes foram transferidos para a base de Khomes, depois de receberem uma assistência humanitária e médica, antes de serem entregues ao órgão de luta contra a migração ilegal em Trípoli.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) repatriou, sexta-feira, mais de 160 migrantes para a Nigéria, como parte do programa de regresso humanitário voluntário, com o apoio do Fundo fiduciário da União Europeia (UE).
Confrontada com o caos de segurança, desde a revolução de 17 de fevereiro de 2011, que culminou no derrube do então regime de Muamar Kadafi, a Líbia tornou-se num dos principais países donde partem ondas migratórias ilegais para a Europa.
Cerca de 650 mil migrantes estão presentes na Líbia, incluindo mais de cinco mil em centros de detenção, de acordo com estatísticas da OIM.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 22fev 2019