110 migrantes sudaneses repatriados da Líbia pela OIM
Tripoli, Líbia (PANA) - Um total de 110 migrantes sudaneses foram repatriados voluntariamente da Líbia, através de um programa de apoio humanitário da Organização Internacional para as Migrações (OIM), anunciou o organismo onusino, num comunicado emitido domingo.
Entre os repatriados, 13 migrantes têm problemas de saúde que requerem uma escolta médica da OIM, de acordo com a mesma declaração publicada na sua conta Facebook.
A OIM observou que mais de 500 migrantes deixaram a Líbia, desde a retomada, há três semanas, do seu programa de regresso voluntário humanitário.
A organização diz também ter recebido apoio do Fundo Fiduciário da União Europeia e da Missão da União Europeia na Líbia para ajudar no regresso migrantes retidos neste país da África do Norte para os seus países.
No primeiro trimestre de 2020, o programa VHR da OIM ajudou mil 466 migrantes retidos na Líbia a regressarem a casa, segundo a declaração, observando que quase 9mil 800 migrantes regressaram a 34 países de origem em África e na Ásia no ano passado através do mesmo programa.
Como país de destino e de trânsito para a imigração ilegal para a Europa, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com um grande fluxo de migrantes ilegais.
Estima-se em mais de um milhão o número de pessoas à espera de uma oportunidade de embarcar pelo Mediterrâneo co, destino à Europa.
-0-PANA BY/BEH/DIM/IZa 13set2020