Agência Panafricana de Notícias

110 migrantes clandestinos detidos em Tobrouk na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Cerca de 110 migrantes clandestinos africanas foram detidos domingo na cidade de Tobrouk, no leste da Líbia, noticiou segunda-feira a imprensa local, citando comandante do segundo batalhão da cidade, Faraj Darman.

Este último explicou que a estrada do deserto, entre Tobrouk e Jaghboub, preocupa sobremaneira agentes de segurança que tentam controlar todos os pontos de passagem fronteiriços.

Segundo ele, esta estrada é explorada dia e noite por contrabandistas determinados a ganhar dinheiro ilegalmente, pondo em perigo a segurança do país.

Ele indicou que a maioria dos migrantes tinham entre 20 e 30 anos de idade mas quase sem dinheiro para satisfazer as suas próprias necessidades.

A semana passada, guardas costeiras italianas salvaram 691 migrantes clandestinos do afogamento nas águas territoriais líbias.

País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração, fronteiriço de seis países subsarianos, a Líbia faz face a uma grande onda de chegadas de migrantes desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em agosto de 2011, após 42 anos de poder absoluto.

As autoridades líbias procedem diariamente à detenção de centenas de migrantes dos países da África Subsariana colocando-os em centros de retenção antes da sua recondução à fronteira.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 01dez2014