Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Exército burkinabe anunciou, nesta quinta-feira, ter abatido 11 presumíveis terroristas e capturado um outro em operações combinadas ocorridas de terça a quarta-feiras na província de Oudalan, no Sahel burkinabe.
De acordo com um comunicado do Estado-Maior General do Exército do Burkina Faso, as Forças de Defesa e Segurança realizaram operações combinadas de 23 a 24 de fevereiro de 2021 nas localidades de Tasmakat, Bidy e Fourkoussou e na floresta de Bangao, no Sahel, a fim de encontrar agressores responsáveis pelos recentes ataques contra civis na zona.
O Exército disse igualmente ter recuperado armas e equipamentos bélicos no local da operação.
De acordo com fontes corroborantes, antes da intervenção militar, os atacantes já tinham morto oito civis e queimado fazendas.
A 18 de fevereiro último, oito passageiros foram mortos na mesma localidade, numa emboscada montada por homens armados não identificados, segundo a mesma fonte.
Terça-feira última à noite, duas mulheres pereceram numa explosão de dispositivo explosivo improvisado quando a sua carroça a acionou, lembra-se.
A situação de segurança é marcada por ataques terroristas quase diários em várias regiões do Burkina Faso, tendo já ceifado vidas humanas e feito numerosas pessoas deslocadas.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 25fevereiro2021