Agência Panafricana de Notícias

11 pessoas mortas em vários atentados em Maiduguri na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Várias explosões abalaram terça-feira Maiduguri, a capital do Estado nigeriano de Borno, fazendo pelo menos 11 mortos e vários outros feridos, segundo o porta-voz da Polícia estadual, Lawan Abdullahi.

Uma das suas explosões ocorreu perto do muito frequentado parque de estacionamento automóvel de Kano, uma outra diante dum Comissariado da Polícia e a terceira perto duma igreja católica.

Apesar de nenhum grupo reivindicar a responsabilidade por estas explosões, suspeita-se da seita islamita Boko Haram, que está a semear o terror neste Estado desde 2009 e já assassinou vários líderes políticos e membros das forças de segurança.

Abdullahi declarou que os indivíduos que atacaram o Comissariado de Gwange vieram de moto e depositaram uma bomba no local.

Embora a bomba tenha explodido fora do Comissariado, o porta-voz da Polícia indicou que os agressores trocaram tiros com os agentes no local, matando três deles.

Entre as vítimas figuram igualmente duas pessoas não identificadas mortas na sua viatura na sequência da explosão ocorrida perto da Igreja de Saint Patrick, indicou o responsável policial.

Boko Haram reivindicou a responsabilidade pela série de atentados em três cidades nigerianas, dos quais um perto da capital Abuja, após a investidura do Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, a 29 de maio último.

A seita ferozmente oposta à ordem estabelecida preconiza uma mais ampla aplicação da lei islâmica, a Sharia, neste país laico de 150 milhões de habitantes, onde o número de cristãos e de muçulmanos é sensivelmente o mesmo.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 08junho2011