11 novos casos de covid-19 em Angola
Luanda, Angola (PANA) – Angola registou a sua oitava morte e 11 novos casos de covid-19, incluindo um bebé de um mês de idade, anunciou quinta-feira, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Entre os novos pacientes, dos quais dois do sexo feminino, estão cinco da cerca sanitária imposta à Clínica Multiperfil, em Luanda, envolvendo profissionais de manutenção, motoristas, farmacêuticos e médicos.
Trata-se de doentes com idades compreendidas entre um mês e 61 anos, explicou a ministra na habitual conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia da covid-19, no país.
Em relação ao óbito, Lutucuta disse tratar-se de um cidadão nacional de 61 anos de idade, evacuado da província setentrional do Cuanza-Norte com uma “síndrome respiratória crónica agravada”.
O doente padecia de uma doença pulmonar infeciosa e diabetes, e chegou ao Banco de Urgência do Hospital Militar, em Luanda, “já num estado crítico, que resultou em óbito”, depois de testar positivo à covid-19, explicou.
O Cuanza-Norte tem ainda dois outros casos positivos, dos cidadãos que teriam violado a cerca sanitária de Luanda, indicou a ministra, notando que os mesmos estão associados à cerca sanitária do bairro Hoji-ya-Henda, na capital do país, e que já foram identificados e isolados 39 contactos seus.
Com os novos dados anunciados quinta-feira, Angola passa a ter 166 casos confirmados no total, dos quais 163 em Luanda e três no Cuanza-Norte.
Depois da morte de oito pacientes e a recuperação de 64 outros, restam 94 doentes ainda ativos e internados em unidades sanitárias de referência.
Existem ainda 460 casos suspeitos em investigação, 1.244 contactos sob vigilância e 499 pessoas em quarentena institucional, acrescentou.
-0- PANA IZ 19junho2020