Agência Panafricana de Notícias

11 mortos em confrontos com Polícia no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - Pelo menos 11 pessoas morreram no fim de semana em Owando, a mais de 600 quilómetros a norte de Brazzaville, em confrontos com a Polícia, anunciou esta segunda-feira a rádio pública, citando um comunicado da Polícia.

Entre as vítimas figuram três polícias e um ex-líder rebelde da República Democrática do Congo (RDC) identificado por Udjani Mangbama.

Estes confrontos seguiram-se à desobediência de uma interpelação da Polícia por Udjani Mangbama e seus homens, que atacaram violentamente as forças da ordem, matando três agentes policiais com catanas e mocas.

Detido em maio de 2010 no departamento de Likouala, no norte do Congo, Udjani continuava a residir no Congo-Brazzaville.

O seu grupo é suspeito da prática de assaltos noturnos contra as populações em Owando.

Em 2009, na província do Equador (noroeste da RDC), um conflito eclodiu entre os Enyele, liderados por Udjani Mangbama, e os Munzaya, duas etnias que disputam a gestão de lagos muito ricos em peixes.

O conflito, terminado em abril de 2010, fez pelo menos 270 mortos e deslocou cerca de 200 mil pessoas, sendo metade das quais no Congo, 200 mil na República Centroafricana e outros no interior de Equador.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 12maio2014